© 2019, Festival Aqui ao Lado     |     geral.aquiaolado@gmail.com     

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube

Música

 

Metamito - dia 5, 21:30

Metamito é o projeto musical a solo de António Miguel. Música de viagem, no cruzamento entre o psicadelismo e o lo-fi. São paisagens sonoras criadas à base de loops de guitarra e voz. Explorações expressivas de alguém que se vai descobrindo pelos labirintos da mente inconsciente e coletiva.

https://www.youtube.com/watch?v=fFLIt30FXLY

 

Blaend - dia 5, 22:30 

João Lanita e Bernardo Sampaio conhecem-se em 2016, em Oeiras, quando se tornam vizinhos de estúdios de ensaio (com os seus projectos Oitiva e Then They Flew). Rapidamente começam a trocar ideias e a juntar-se para tocar, pré-definindo um conceito para o seu novo projecto. Ambos desafiados pelo desejo da criação, no início de 2017 comprometem-se a gravar o primeiro registo "Volcabulary" com lançamento a 15 de Dezembro de 2017.

Trazem a fusão de instrumentos e sonoridades de todo o mundo além da infinita comunicação sonora e o poder da música. Poder esse que os leva a trabalhar diariamente tanto no departamento musical como artístico deste projecto. A estética e a motivação DIY (Do It Yourself) tem sido o seu caminho,contando também com colaborações com outros artistas.
Com o cunho DIY enraízado, prepara-se agora o segundo disco, com novos convidados e novas abordagens musicais.


https://www.facebook.com/blaendband
https://www.youtube.com/channel/UCJ991XR8XSQJQRi2VRAymqQ

 

 

Cavaquinhos do Monte - dia 6, 16:00

Sediado na união de Freguesias de Massamá/Monte Abraão-Sintra, assenta o seu reportório, essencialmente, na música tradicional portuguesa.

Corria o ano 2014 quando uma meia dúzia de amigos já afastados das suas lides profissionais se lembraram de trocar o habitual sedentarismo, próprio das idades, pela formação deste Grupo, onde imaginaram que seria uma mais valia, principalmente tendo em conta uma sociedade mais carente de afectos, casos concretamente, das instituições de carácter social e até comissões de festas.

 

Sid Stereo Dub - dia 6, 17:00

Sid Stereo Dub é um quarteto de Lisboa formado por Bruno Soares (Guitarra e composição), Francisco Aguilar (Saxofone), Miguel Menezes (Contrabaixo), Mário Lopes (Bateria).
O projecto, com raízes no Jazz, explora a fusão entre o Jazz, o Dub e o Rock. O resultado é uma música, onde a improvisação do jazz se cruza com os grooves densos e hipnóticos do Dub e a energia do Rock.
As influências são várias mas na sua música é possível ouvirem-se ecos do Dub de King Tubby, o Trip-Hop dos Massive Attack e Sofa Surfers, a guitarra jazz de Bill Frisell, até ao rock sujo dos Morphine.
Em actividade há cerca de um ano, a banda actua regularmente em espaços dedicados à música original e alternativa.

https://www.facebook.com/sidstereodub
https://www.instagram.com/sidstereodub/

https://soundcloud.com/sidstereodub

Noiserv - dia 6 19:00

Criado em meados de 2005 pelo músico David Santos, noiserv tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projectos musicais, de entre os surgidos em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções capazes de atingir cada individuo na sua intimidade, relembrando-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas entre a realidade e o sonho. 

Noiserv, a quem já chamaram "o homem-orquestra" ou "banda de um homem só", conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia “One Hundred miles from thoughtlessness” [2008], o EP “A day in the day of the days” [2010], mais de 4 centenas de concertos por Portugal e resto do Mundo e ainda uma série colaborações em Teatro e Cinema. 

Em Outubro de 2013 noiserv editou o seu novo disco de nome “Almost Visible Orchestra”. Este é o disco em que noiserv deixa o preto e branco e nos apresenta o seu mundo a cores. Um disco mais denso e complexo que os anteriores mas nunca perdendo a identidade pela qual se deu a conhecer há quase dez anos. 

No inicio de 2014 este disco foi galardoado como melhor disco de 2013 pela SPA, Sociedade Portuguesa de Autores

 

www.noiserv.net
www.facebook.com/noiserv
www.youtube.com/noiserv

 

Dream People - dia 6, 22:30

Os Dream People são uma nova banda portuguesa. Flutuam algures entre o dream pop e o synth-rock psicadélico. Lançaram recentemente o seu single de estreia, "Forever, Too Long" que foi destacado na Comunidade Cultura e Arte, no blog espanhol Mindies e na SBSR FM os Dream People foram considerados banda revelação. Em 2019, os Dream People vão editar mais dois EPs.

https://www.facebook.com/dreampeopleband/

 

João Neves Quarteto - dia 7, 15:00

Este quarteto apresenta um repertório baseado em composições originais, em que a influência dominante do jazz, mas também de outros estilos como rock e funk, leva a uma sonoridade muito própria. A personalidade de cada membro reflecte-se, através da improvisação e da criatividade, na interpretação dos temas, levando a uma interacção que transporta a música para uma experiência autêntica.

 
 

Vertigem - dia 7, 16:30

Os Vertigem trazem para o palco músicas originais cantadas em português. Influenciados tanto pelas músicas tradicionais – portuguesa, brasileira, cabo-verdiana, cubana - como por outros géneros musicais como jazz, rock e indie; os Vertigem tocam algo único e moderno enraizado na tradição. 

 

As músicas originais dos “Vertigem” contam com a voz e composição de Ana Lua Caiano, com o piano de Inês Proença, com o contrabaixo de Artur Morais e com a bateria de Aliu Baio.

https://www.facebook.com/vertigem.musica/

Souldados - dia 7, 18:00

À irreverência do jazz, juntámos o balanço do funk. Ao pó do vinil, fomos buscar a textura do soul. Afinámos o groove e servimos uma banda de hip-hop.

https://www.youtube.com/watch?v=U1eK1ABjDYI

 

Whales - dia 7, 19:30

Começaram por vencer o festival termómetro em 2016, seguido do lançamento do seu primeiro single “Big Pulse Waves”, com o qual pisaram palcos de festivais como o NOS Alive e o Festival Bons Sons.

Em 2018 lançam o seu primeiro álbum “Whales”, do qual saíram singles como “Ghost”, nomeado para categoria Low Budget do Berlin Music Video Awards e “Twerp” que estreou na revista online britânica Clash Magazine.

Com este álbum percorreram cerca de 7 países por toda a Europa em mais de 20 concertos, nomeadamente em festivais de renome como o Eurosonic Noorderslag e MaMa Festival em Paris.

Em 2019 preparam o lançamento de alguns remixes feitos por artistas internacionais e temas novos durante uma residência artística no sul de França.

https://www.facebook.com/whalespt/

 
allvideo-10.png